Postagens populares

Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

BRAZIL: FAVELEIRA, FAVELA!



BRAZIL FAVELIZANDO: POR QUE FAVELA?
 
Cnidoscolus phyllacanthus (M. Arg. & Pax et Hoffm.) conhecida por favela ou faveleira é uma planta arbórea, xerófila, lactescente, que possui pelos urticantes (OLIVEIRA et al., 2008). Possui várias utilidades, dentre elas a produção de sementes comestíveis, remédios, lenha, madeira para construção, forragem para bovinos e pequenos ruminantes sendo também utilizada para a recuperação de áreas degradadas (ARRIEL et al., 2004). http://www.milkpoint.com.br/radar-tecnico/ovinos-e-caprinos/potencial-forrageiro-da-faveleira-como-alternativa-alimentar-na-dieta-de-pequenos-ruminantes-no-semiarido-brasileiro-80407n.aspx

Marina da Silva
FAVELA. Apesar de palavra linda, ter uma belíssima sonoridade e se ligar ao nome de uma planta, a Favela ou Faveleira, que, em épocas de seca no nordeste, salva os rebanhos, acolhe-os na sua sombra e os alimenta, no Brasil tornou-se xingamento, sinônimo de pobreza, miséria, fome, bandidagem, violência. Mas além de todas estas mazelas, morar em favela significa viver em risco permanente de enchentes, inundações, desbarrancamentos, deslizamentos, desmoronamentos, mortes  em períodos de chuvas de verão ano após ano. Favela é precariedade, desabrigo e perrengue! É renda baixa e/ou ausência de renda; é baixa qualificação formal; é amargar a parca ou nenhuma presença do Estado Legal em infra-estrutura de mobilidade, saúde, educação, transporte público, saneamento básico como água, luz, esgoto.
Favelado tem cor e é invisível aos olhos do governo e do restante da sociedade; é mão-de-obra barata, é exploração e exposição a riscos de vida constante, dia após dia. É ser alvo das milícias de narcotraficantes ilegais e legalizadas pelos governos municipais, estaduais e Federal, que fazem vistas grossas, usam e abusam dos pobres brasileiros pobres: homens, mulheres, crianças, idosos!
http://www.luisprado.com.br/ Escadaria Morro da Providência, Rio de Janeiro, a primeira favela brasileira.


Favela, faveleira, favelado, escancara para quem tem olhos, enxerga e vê a brutal desigualdade econômica-social-política-cultural brasileira onde muitos vivem “sem ter o que comer”!
“Moradia popular em propagação”, as favelas, no início geograficamente horizontalizada nas grandes cidades e metrópoles; atualmente passa pela propagação vertical no Brasil B dos Bric’s, PIB- produto interno bruto de trilhões de dólares e o mínimo como salário! Apesar de “invisível”, as favelas e suas populações crescem geometricamente a cada boom de crescimento econômico. Aglutinam-se, verticalizam-se, formam imensos aglomerados nos morros, acompanhando rios, riachos, córregos! Rio, Sampa, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Recife, Curitiba, Fortaleza, enfim, em todas as 27 capitais, nos 5560 municípios e no DF-Brasília! 

Foto Marina da Silva. Vista parcial da PPL- Pedreira Prado Lopes. Mai/2012. Antes da Word Cup.

Quantas favelas, aglomerados de favelas existem no país? Quantos amados brasileiros vivem em favelas nesta terra varonil? 12 milhões de famílias ou cerca de 36 a 50 milhões de brasileiros, como apregoa os dados oficiais e oficiosos? Toda a Nova Classe Média Brasil do século XXI?
A favela não é fenômeno exclusivo do Brasil! Entender a “favelização” no mundo atual quer nos países desenvolvidos, subdesenvolvidos e/ou em desenvolvimento quer seja capitalismo híbrido como o chinês é necessário recuar historicamente ao surgimento do modo de produção capitalista, sua expansão e “espalhamento” pelo planeta, o fenômeno da urbanização e formação simultânea de uma enorme população destituída de tudo, e  que possui de seu, apenas sua prole e força de trabalho para ser vendida, explorada, recebendo o mínimo para a própria subsistência e reprodução, século após século, como assalariado.
Salvo as experiências do Estado de Bem Estar Social [welfare state] em alguns países europeus no pós Segunda Guerra Mundial, a desigualdade social, a concentração de riquezas num pequeno pólo da sociedade e o enorme fosso entre ricos e pobres são condições necessárias à existência do capitalismo.
“Quem foi que disse que miséria é só aqui? Quem está pensando que não se chora miséria no Japão?” 
A favelização ainda é resultante dos “cercamentos” de terras para a agricultura, pecuária, indústrias, extração da madeira, mineração, especulação imobiliária, “grilagem” de terras, desterritorialização por catástrofes naturais, guerras, e pela explosão da superurbanização.
www.imagens.usp.brFavela Paraisopolis, Morumbi. Foto: Jorge Maruta/Jornal da USP. Vista parcial de Paraisópolis, São Paulo. SP Brasil.


“As favelas de São Paulo - meros 1,2% da população em 1973, mas 19,8% em 1993 – cresceram na década de 1990 no ritmo explosivo de 16,4% ao ano”. Afirma Mike Davis em Planeta favela.
As favelas são altamente estigmatizadas e alvos fáceis de exploradores quer de igrejas, políticos, polícias quer dos narcotraficantes! PCC, CV, ADA, UPP, PPP; cada qual tem sua área, sua empresa, seu rebanho, seu curral eleitoral e domínio de favelas!
Miséria, violência, segregação! O governo se cala e colabora na exploração e confinamento de imensos contingentes populacionais nas favelas brasileiras! Cada qual no seu quadrado, verdadeiros guetos e campos de concentração reavivados, contendo imenso exército de mão-de-obra barata, desqualificada, expropriada, explorada, etiquetada para seus donos!
Foto Marina da Silva. PPL. Pedreira Prado Lopes. Belo Horizonte, MG. Brazil. E cores vivas para a World Cup 2014!


“Eu só quero é ser feliz, andar tranquilamente na favela onde eu nasci e poder me orgulhar e ter a consciência que o pobre tem seu lugar”.

E tem a fome, moradias precárias em áreas de risco, vítimas da própria condição do “ser favelado” e expostos diariamente a grandes violências oficiais e de narcos! Onde está o Amarildo? Desapareceu e as câmeras de vigilância da polícia mostra o “fenômeno Amarildo” em cores, no Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa que possui cerca de 700 favelas!  As favelas brasileiras, além das desgraças naturais sofrem naturalmente com incêndios criminosos e com limpezas urbanas, verdadeiros despejos humanos, como por exemplo, o que ocorreu recentemente com a favela Vila Autódromo RJ.

 http://brasil.elpais.com/brasil/2015/06/20/politica/ OLIMPÍADAS RIO 2016 » Remoções na Vila Autódromo expõem o lado B das Olimpíadas do Rio. 

"Nenhum tornado passou por aqui. A comunidade de cerca de 550 famílias de baixo rendimento foi removida voluntariamente ou involuntariamente por causa da construção do Parque Olímpico, o principal centro das competições das Olimpíadas do Rio de Janeiro, que começam a 5 de Agosto. Chega-se ali atravessando a Barra da Tijuca, na zona Oeste do Rio, em toda a sua longitude de shoppings de inspiração norte-americana e condomínios – uma hora de congestionamento, no mínimo, para quem vem da zona Sul. Novos condomínios de luxo foram erguidos nos últimos anos, como a “vila”, intitulada Ilha Pura, onde os atletas olímpicos vão ficar alojados. Toda esta área em torno da Lagoa de Jacarepaguá sofreu uma intensa transformação urbanística, que continua em curso. Torres de múltiplos andares eclodiram no meio do mato. A avenida de acesso ao Parque Olímpico está a ser ampliada e pavimentada. As nove instalações desportivas do Parque Olímpico – onde serão disputadas 16 modalidades – estão praticamente concluídas. Não há como chegar lá sem ver a Vila Autódromo. Ou que resta dela: uma dezena de casas de tijolo dispersas entre ruínas e bananeiras, terra revolvida com pilhas de entulho, poças de água povoadas de mosquitos. E graffiti: “Não vamos sair!” http://www.publico.pt/mundo/noticia/vila-autodromo-a-favela-que-se-recusa-a-desparecer-por-causa-das-olimpiadas-1724706
www.google.com.br/images. Copa da CORRUPÇÃO!






As remoções das limpezas urbanas não são recentes no Brasil; datam do início do século XX e é a forma preferida para acabar com as favelas que "enfeiam" as cidades - incêndios deixam fumaça nas cenas de crimes - e com elas os pobres e miseráveis que nelas vivem! Também não é exclusividade do Rio de Janeiro e sim a prática habitual dos políticos brasileiros atolados em atos de corrupção e conluio com ruralistas, usineiros, banqueiros, especuladores imobiliários, empreiteiras especialmente, para tomar as propriedades dos moradores das favelas, taxando toda a população favelada do país de "invasores".
  https://www.google.com.br/search?q=FAVELA+CABEÇA+DE+PORCO/ RJ: Cortiço conhecido como Cabeça de Porco abrigava cerca de 4 mil pessoas (Foto: Marc Ferrez)

Para aqueles que pensam que as favelas tem “origem” apenas em invasões ou no “romantismo político” como afirma o governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral- PMDB, uma leitura rápida de Mike Davis lhes dará conhecimento de como surgiu o “Planeta favela” no mundo e especialmente no Brasil!
Belo Horizonte é talvez a cidade-modelo quando o assunto é banir os pobres do mapa e urbanização não-dependente de industrialização! Desde a construção, a capital de um dos mais ricos estados do Brasil, Minas Gerais, foi idealizada sem a presença de pobres e miseráveis, enfim, dos trabalhadores, a mão-de-obra que construiu a “Cidade Jardim”.  Veja BH na planta, cidade construída para no máximo 42 mil habitantes e que atualmente possui cerca de 2.502.557 milhões/habitantes e 326 favelas nos dados oficiais.
As várias intervenções urbanas para duplicação da avenida Antônio Carlos, cerca de 3.9 Km e mais de três "intervenções", só nos anos 2000, ao contrário do esperado deixou muitos horizontes favelas expostos: Pedreira Prado Lopes, Complexo de favelas Cachoeirinha, Favela Del Rey, favela Humaitá, Vila Santa Rosa,   favela vila Real, Felicidade, etc, etc. E por mais que  os "administradores e seus projetos urbanos" queiram  l"impar  o tecido urbano" pela simples remoção das favelas, elas brotam e crescem rumo ao céu. Por que recusar a existência das favelas? Esta não era a pergunta adequada no "confrontamento governo/ favelas"...
Foto Marina da Silva.  Trecho da favela Vila Maloca que ladeia a BR 262 e o viaduto São Francisco. BH.MG



sábado, 20 de fevereiro de 2016

BRAZIL: FAVELAS, FAVELIZAÇÃO E HORIZONTALIZAÇÃO!

BRAZIL: ORIGEM E HORIZONTALIZAÇÃO DAS FAVELAS


Quartel general e o Morro da Providência em 1900 (Foto: Anônimo)

"Conheça a história da 1ª favela do Rio, criada há quase 120 anos. Morro da Providência foi ocupado por combatentes e ex-escravos em 1897. Cidade faz 450 e tem grande parte da população vivendo em comunidades."http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/rio-450-anos/noticia/2015/01/conheca-historia-da-1-favela-do-rio-criada-ha-quase-120-anos.html


Marina da Silva

A origem das favelas brasileiras está historicamente condicionada ao processo de desenvolvimento econômico pelo qual passou o país desde a colonização, império e república. Senzalas, cortiços, favelas são “fenômenos” que se cristalizaram simultaneamente com o processo de formação econômica-político-social-territorial/bélico-religiosa ligados à exploração de um imenso continente de riquezas, reserva geoestratégica e geopolítica cobiçado e disputada pelas potências mundiais desde o século XVI até tornar-se propriedade exclusiva dos norte-americanos pela Doutrina Monroe em meados do século XIX em plena hegemonia mundial da Grã-Bretanha!
Resultado de imagem para brasil colonia guerras
"Entre as revoltas nativistas mais importantes estão: Revolta de Beckman, Guerra dos EmboabasGuerra dos Mascates e a Revolta de Filipe dos SantosSão revoltas separatistas: Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana."http://www.infoescola.com/historia/revoltas-do-periodo-colonial-brasileiro/

Muitas vezes apresentado como ciclos descolados da realidade mundial, o processo de ocupação e exploração/expropriação e extermínio dos nativos das terras brasileiras está inserido dentro do processo mundial do surgimento, transição e dominância do modo de produção capitalista. Para Karl Marx a importância do Brasil e das colônias nas Américas se liga ao que o autor denomina “fase primitiva de acumulação de capitais”! O Brasil fundado colônia de Portugal durante a revolução comercial e expansionismo marítimo foi parte do processo de acumulação de capitais que seria a base para o surgimento, crescimento e superação do sistema feudal de subsistência pelo modo de produção capitalista.
Colônia escravocrata, latifundiária e de monocultura, a Ilha de Vera Cruz passou a Terra de Santa Cruz até chegar a Brasil exterminando e escravizando indígenas, importando escravos da África negra tanto para os engenhos de cana-de-açúcar, mineração do ouro, diamantes e pedras preciosas, plantações de café, etc como para a expansão territorial e guerras! 
www.google.com.br/images. IMPÉRIO. Antônio Conselheiro e a Guerra dos Canudos.
 Balaiada, Sabinada, Farroupilha, guerra do Paraguai e muitos outros conflitos e guerras internas marcam o Brasil Império[1822-1889].

Império a partir de 1822, o fim da escravidão em 1888 precedeu a proclamação da República em 1889.  As senzalas dão lugar nas cidades aos cortiços e favelas que se expandem geograficamente e horizontalizadas, passando por um crescimento geométrico acelerado a partir da reorientação econômica: processo de industrialização na região sudeste, área core do Rio de Janeiro, capital do Brasil e São Paulo, pólo cafeeiro e industrial, “a terra das notas de cem”!
Esforços concentrados no Rio de Janeiro e São Paulo levarão a um imenso deslocamento migratório interno do Nordeste para o Sudeste (decadência dos engenhos, fim da escravidão), aumento da urbanização, cortiços e favelas. É do nordeste a mão-de-obra que edificará e sustentará o desenvolvimento econômico exponencial de São Paulo e Rio de Janeiro; uma vasta população fugindo da miséria e em busca de melhores oportunidades e condições de vida.

"Dois fatores históricos importantes contribuíram para as primeiras ocupações na região: o grande número de soldados vitoriosos da Guerra de Canudos, que desembarcaram no Rio em 5 de novembro de 1897 sem moradia, e a grande concentração de negros que lotavam a cidade após a abolição da escravatura. Com a lei do ventre livre em 1871, a cidade do Rio se encheu de ex-escravos em busca de trabalho. Nessa época começam a surgir uma grande quantidade de cortiços na região Central, que até então era considerada área nobre da cidade e se tornou uma importante região de concentração de trabalho com a construção da Central do Brasil, em 1858.""http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/rio-450-anos/noticia/2015/01/conheca-historia-da-1-favela-do-rio-criada-ha-quase-120-anos.html
A senzala faz parte da produção e acumulação de capitais do Brasil colônia; os cortiços são “a parte que te cabe neste latifúndio”; as favelas são frutos do “romantismo social” na cabeça de políticos medíocres como Sérgio Cabral Filho [deputado estadual 1991-2003; senador 2003-2006, governador 2007-2014] e Eduardo Paes [ sub-prefeito 1993-1997, vereador 1997-1999,  deputado federal 1999-2007, prefeito 2007-2016, ambos PMDB/RJ, que  ressuscitaram os cercamentos modernos, verdadeiros guetos nazistas, erguendo muros, cercando e militarizando as favelas cariocas através das milícias oficiais UPP's- unidades policiais de pacificação, também conhecidas como Unidades Pacificadoras de Pobres!

Muro de Berilm
http://diariodorio.com/o-muro-da-vergonha-criando-guetos-no-rio-de-janeiro/


www.google.com.br/images. "Cada um no seu quadrado!

Contrariando a estultícia e intolerância de sérgio cabral/eduardo paes, políticos profissionais, a História do Brasil afirma, entre outras “origens”, o surgimento de favelas ligadas às promessas politiqueiras à todos aqueles que lutassem nas guerras travadas pelo país tanto na "pacificação interna" como guerra contra seus vizinhos, especialmente a cruel e sanguinária guerra contra o Paraguai onde, o Brasil, por pouco, não riscou o Paraguai e seu povo do mapa! Terrenos em áreas de risco nos morros do Rio de Janeiro, cidade serrana, pedreiras desativadas, etc, seriam “o prêmio romântico dos políticos” que deram origem às favelas cariocas que, assim como em São Paulo, ganharam robustez em áreas precárias e perigosas a cada limpeza humana nas limpezas urbanas

www.google.com.br/images sérgio cabral e o "cercamento da favela da Rocinha!

As favelas ganharam corpo e robustez tanto pela concentração de riquezas como pela “intervenção urbana”, verdadeiras "limpezas "oficiais que destruíam cortiços e moradias precárias e deslocavam a população para áreas mais precárias, perigosas, de alto risco; acompanhando rios, córregos, riachos,  subindo morros, ocupando pedreiras e tudo em nome das obras públicas de urbanização. Morro da Providência e favela Cabeça de Porco (RJ); Pedreira Prado Lopes, Morro do Papagaio, favela da Concórdia e Taquaril (BH), Alagados (SA), Hortolândia, Paraisópolis, (SP)...” a arte de viver da fé, só não se sabe fé em que”.
Índios moram em ocas, escravos em senzalas, mulatos, mestiços, negros libertos, imigrantes estrangeiros, enfim, a população pobre mora em cortiços e favelas. O pobre brasileiro miserável vive em palhoças, choças, taperas, malocas, casebres, barracões de zinco ou de troços, palafitas, casas de pau-a-pique  nas favelas.
Senhor e escravos, patrão e empregados, Sinhazinha e dona coisa. O Brasil se forja e se desenvolve nesta dicotomia de desigualdade e disparidade econômica, social, política, cultural, etc, alienando e justificando para um Brasil mediano e classe média que os pobres não só merecem este lugar social como são responsáveis por ele!
A culpa da existência das favelas está atrelada, principalmente na cabeça da classe média clássica, à permissividade do “governo” não impedindo a ocupação ilegal dos favelados no tecido social urbano, mero “populismo político e econômico”.   É por absurdidades como esta, permeando o imaginário de ricos e principalmente da classe média, que no Brasil etiquetaram, classificaram e selaram a classe média como burra!
A expansão horizontal de moradias populares e aglomerados de favelas no Brasil está ligada à “economia de aglomeração” na fase de industrialização, que promoveu o deslocamento de milhares de pessoas para os centros urbanos do sudeste a partir da década de 40 século XX. Concentração de indústrias, matérias-primas, mão-de-obra; um enorme exército  que construiu megalópoles (SP,RJ) e metrópoles como Belo Horizonte, sem a mínima preocupação com infra-estruturas básicas: habitação, transporte público, saneamento básico(água, luz, esgoto, asfaltamento), serviços de educação, saúde e segurança pública, lazer, entre outros, para receber  os trabalhadores nativos e imigrantes. 
O “milagre brasileiro” dos primórdios dos anos setenta promoveu a urbanização acelerada na região sudeste acompanhada pelo crescimento vertiginoso das favelas. Quanto maior o crescimento econômico do Brasil, maior é a concentração de renda, maior o fosso que separa ricos e pobres, menor é o desenvolvimento humano e material de milhões de brasileiros. 
A República replica cruelmente o mesmo status quo da colônia/império: casa grande X senzala; mansões X cortiços; condomínios e moradias de luxo X aglomerados de favelas! O país chega nos anos oitenta atolado na pobreza, miséria, altos índices de violência, desrespeito aos direitos humanos nas favelas pelas polícias oficiais e surgimento das milícias de policiais corruptos e dos narcotraficantes! A insegurança geral justifica a violência oficial contra as populações das favelas e servirá de mote de campanhas políticas a partir da redemocratização do país e o fim da ditadura militar. A favela entra em cena demonizada, satanizada e como arma politiqueira nas eleições...mas este é assunto para outra oportunidade!




domingo, 14 de fevereiro de 2016

BRAZIL: GOVERNANCE POLICY- The Brazilian way

Hello friend, excuse my terrible english and thank you google translate and Amanda Aleixo!:)


"Outsourcing"  THE FIRST  WORLD!*

 Marina da Silva 


Mosaic from www.google.com.br/images. Brazil; one-party, PC-PARTY OF CORRUPTION in more than 35 acronyms!




Two decades ago, when it was discovered that the First World, a.k.a the United States, they were "studying" Brazil and the Brazilian people seeking to understand how such a huge and complex nation could keep the population united without civil wars, major disturbances and social disorders, obedient laws and docile - despite the huge social gap between rich and poor - it was thought that the focus of this research was to "grasp and understanding" the phenomenon of racial diversity of Americans, reducing the white population, the miscegenation and typical population heterogeneity of the Brazilians!
"Our Japanese are the Best" - slogan of a multinational based in Brazil epitomized what the face of the country. 
The United States was becoming a Brazilzão (big Brasil)? Wondered our intellectual aristocracy. Pero Vaz de Caminha warns to the Portuguese court: On this earth all one plant gives. Brazilians are the happiest people in the world! Brazil is nice! Brazil never gives up! If all this were proven scientific truth to validate the Developed World the Brazilian way of being and rule!
What would be an unspeakable disgrace; an unthinkable human backtracking to the First World,  it is "populism-coronelismo-paternalism and the high degree of corruption in abject policies and administrative practices that keep the population in eternal state of mendicant cattle and the way mutt (vira-lata dog)!


Photos Marina da Silva. October 2007. Paris versus Belo Horizonte [in the background, the extensive area of one of the complexe's slums Morro do Papagaio . South zone BH / MG. Brazil.

Extreme luxury and extreme poverty; big house and slave quarters; loft and tenement; mansion and slum (favela). This "landscape" Brazilian interest not only  to first-world's people lives in Brazil but  the same landscape present in Latin and Central America, Asia, Africa.

"Once a Third World backwardness symbol, inequality has come to developed countries, especially the United States. While in Brazil the social divide is shrinking in the United States the gap between the richest layers and the poorest of the population only increases. the process has been exacerbated by the current economic crisis, but a survey shows that American inequality has been accentuated since the late 1970s according to a survey of the US Congress, the income of the richest 1% increased by families impressive 300% 1979-2009, while the middle class has advanced only 40%."2013 http://www.istoe.com.br/reportagens/281453_A+NOVA+ERA+DA+DESIGUALDADE



The face of the twenty-first century
www.google.com.br/images. 



 But why are there so much interest in Brasil's land?

Because we live in a new phase of capitalism or stage of flexible accumulation, neoliberalism, globalization. Since the end of Gold Age: end of the Second War, economic recovery in Europe, Japan; technological outbreak that allowed fragmentation and deterritorialisation of production; increased competitiveness of world markets - Asian Tigers and Bric's. The most powerful nations of the world seek to control raw materials, labor, cheap labor and / or slave, handouts and tax breaks given by Third World governments as a way to lower the costs of production and increase the rate of profit beyond " financial and property speculation This way, they are"seizing the state and the public coffers capturing political power and robbing nations. And all thanks to the hosts as BrazilDID NOT ONLY create ways to transfer wealth to the rich, such as   PPP-partnership public-private , .  BUT also created laws that benefitcorruption, shut the population with ghost public works, laws that also approveunfinished public works, approvepartnerships between state and mafias [native and / or foreign]. And it is known that the Private overprices projects and /ghost projectsThis corrupt PPPs strategies are inside Asia, they have one eye in Africa, one feet in the Americas.



 www.google.com.br/images. Public Private Partnership is the LAW LEGAL CORRUPTION. 


Leaving the other countries aside and concentrating on Brazil: the unfolding of the infamous research has found the  golden pot at the rainbow's end, ops, tunnel, highway, metro, bridges, etc! Some results have exciting and promising theories, capitalistically speaking: 
1. The Brazilians have a passion for luxury, 
2. Poverty and misery of millions can generate billions of dollars; 
3. Slums can save the world...capitalist; 
4. Lethargy and low politicization of the Brazilian people is through disempowerment and DISQUALIFICATION OF CITIZENSHIP; 
5. The classic middle class and the bourgeoisie are undesirable in today's flexible accumulation phase; 
6. It is extremely easy to create a "new middle class" totally detached from reality metaphysics popularizing feel "middle class" with nothing; 
7. The role of the media is blaming the population for political corruption; 
8. Outsourcing and/or lowering of individuals, citizenship, hand labor, business, public service, civil service, the human spirit, etc;
9. And this is also a lifestyle and way of healthy government to capitalism and named by me "$ 1.99 Lifestyle"  or 99P or  10 dólars.


Mosaic from de www.google.com.br/images.2000 explosion stores 1.99 in Brazil and the first world. London and photos Belo Horizonte's city by Marina da Silva.

In England, Portugal, Nigeria or even in the United States, the status and the $ 1.99 Lifestyle can be applied in any country. And this is shocking and terrifying: you can globalize the "Brazilian way" to the “First World” and the rest of the world! Centuries of civilization that have evolvedand built its ways towards a more humane and richer sociability, both materially and spiritually, are halfway to the trash can!

2010. "115 million people, or 23% of the EU population, were considered poor or socially disadvantaged. The main causes were unemployment, old age and low wages, with over 8% of all workers in Europe now belong to the group of "working poor" (...) The growth of poverty and social exclusion is not simply a result of the economic crisis, but rather the result of a deliberate policy on the part of European governments and the European Union. Despite these alarming statistics, the authorities continue to cut social spending, increase retirement age, eliminating public sector jobs and expanding the low-wage sector - all measures that enhance and deepen poverty ".


www.google.com.br/images. 2011. Occupy Wal Street, Occupy Europa, Enough corruption! The answer of the capitalists? Extreme violence against citizen demands!

Adaptability is the main feature of this happy, kind, flexible, moldable people. Primarily through the use and excessive abuse of legal violence [ex. UPP- peacekeeping unit poor, ops, police peacemaker] or ‘legalized’ by governments [corrupt military militias and / or drug traffickers] combined with a slow justice PPPP – initials of: pune pobres, pretos, prostitutas e perifeira- which translates intopunishes poor, blacks, prostitutes, periphery inhabitants. And conniving and submitted tocriminals of white collars which are corrupt politicians , vandals from public coffers.


www.google.com.br/images. It is missing many politicians, but in the current official list are Senate President Renan Calheiros and President of the Federal Chamber Eduardo Cunha, both super corrupt party that controls 50% of the power in Brazil- PMDB: PARTY OF MOVEMENT  DEMOCRATIC  OF Brazil.

 If the main characteristic of the Brazilian people is adaptability and the motto: never stop dreaming, the profile of Brazilian politicians in all three branches of government is COLLABORATION. Politicians are assault's facilitators to public coffers [read about the crimes of corruption of Operation Lava Jato] and everything within the law, conspiracy, distribution of senior positions in government by contractors indication [but not only these] and kickbacks! The main electoral acronyms CORRUPTION are: PMDB,  PSDB, PP, DEM, PT, in that order and allied acronyms.


noticias.uol.com.br/album/2013/09/20/conheca-os-partidos-politicos-existentes-no-brasil.htm. 

Corruption in Brazil has acronym, logo, uniform, flag, hymn, etc! In the political crime is organized, made in championships, with 04 contractors as head-to-key: Odebrecht, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão, Camargo Correia.
Made in Brazil direct our social democracy party PSDB via PPP: The PPP is a political practice or Co-responsible  Capitalism which conceals the theft of public funds to corporations, philanthropic institutions, large domestic / foreign companies, banks, mill owners, large farmers (agriculture industrial) with speech: PRIVATE INVESTING IN SOCIAL WITH PUBLIC MONEY! A win-win game, in the words of Hillary Cliton! If it is possible to govern Brazil, a giant with about 8.5 million kmand 204 million inhabitants why not apply the same modus operandi in First World countries in crisis?


"Metamorphosed into Co-responsible capitalism, the Brazilian way of left-wing governance enabled  the Possible socialism for exportation.
"Socialism possible" is the social regulation and neoliberal domination via voluntary ideological adherence or voluntarily imposed with the help of media the empire of Populist and fallacious discourse   covering the increasingly concentration of income! Domination / ideological alienation transforms the welfare state in utopia and imposes on people the life style 1.99, Generic (material and spiritual) "http://marinasdasilva.blogspot.com.br/2012/09/brazil-capitalism-co-responsable.html

"[Ideas, innovations, partnerships and public service are all part of the ethics and values that have become a way of life for; Hillary Clinton.]" idem

The garbage generates wealth everyone knows, but the poverty and misery of large numbers of the population generates easy wealth? It was only possible to prove through scientific studies! "Study by the IFC (International Finance Corporation) the private institute linked to the World Bank and IDB (Interamerican Development Bank) on world poverty is a potential capital market, ie, poverty can generate a lot of wealth. The report said that "the four billion people living in poverty has a power purchase 5 trillion dollars!" "All for the poor is more expensive! Concluded scientific studies easily and the money goes to the thief!**
Explaination: in Brazil billions of dollars are stolen  day after day from social programs and public works! There is a riding and historic promiscuity among politicians / businessmen, especially contractors, factory owners, bankers, large farmers, etc., that finance political campaigns all candidates with chances in the elections to ensure favoritism in procurement scheme known as "Toma lá da cá"
Here in Brazil the slums can save the world ... capitalist! And it's not through the logistics, "andabilidade"[weft between houses] but by plentiful cheap labor, vast potential consumer market, agglomeration economy,  green sustainability!
In Brazil 65% of the new middle class Brazil lives in slums, they receive scholarships alms and form a population quota of 12 million households, about 50 million Brazilians, officially. Slums are a consumer market literally captive, slave, surrounded by militias of drug traffickers and police AND WITH A enviable GDP!
 "[The annual income of 11.7 million Brazilians living in slums - population greater than that of Rio Grande do Sul, the fifth most populous state of the federation - is estimated at R $ 63.8 billion]." The minimum wage in Brazil after a decade of communist / socialist in power is R $ 880.00. While 65% of slum dwellers have been labeled as "new middle class Brazil", the classic middle class, squeezed, strangled, frozen wages, paid excessive taxes, goods, food services, etc. hyper inflated rebola and turns in the thirty to not go and live in overcrowded slums!

The Brazilian government this infested with parasites, viruses and worms that use the media to their fallacious speeches, more concerned with illicitly enrich opening the public coffers to who funded their campaigns and strategically placed in the chambers, the Senate, ministries, presidential ! Our democracy is fiction and the elections a sham, a mere push button on a voting machine highly suspected fraud! 
Citizenship in Brazil comes down to this: confirms corrupt politician! The disempowerment of the people is by confining citizenship to the mere act of voting every two years and culminates with the push button that emits no proof to voters about the real target your vote! No representatives [there is no opposition between political] the country is easily dominated by companies holding economic power! It is the empire of corruption!


http://pt.actualitix.com/pais/eurp/europa-populacao-abaixo-da-linha-de-pobreza.php "Who said that misery is only here?" Save Ney Matogrosso!



Resultado de imagem para revolta do busão 2013
www.google.com.br/images.

The media has a strong role in social formation of mind in life style 1.99! Both on TV and in the print newspaper ; internet e social networks! 
Atrophied, human life is confined in basic consumer needs and "desires C class " in lethargy by the constant replication of fear of landscapes as forged in revolt busão / Jun.13
 Photo Marina da Silva. /06Jun/2013. Revolt of busa. Belo Horizonte, Minas Gerais.
The media called us "vandals", but we are happy  Brazilians giving a "stop corruption"! 

Worse than being an outsourced people, underdeveloped, Third World is the cattle living fifth category! The recent Obama pressure on Republicans with speeches La "Lula" kill the American dream, Yes I Can, Yes We Can and the subsumption of super powerful capitalist power, owner of the world, the process "Brazilianization"! 
The First World wants in Brazil is ... donwloading this knack sordid and abominable to govern and administer the nation disempowering citizenship, killing processes of growth and human development in sub-investment in key areas such as health, education, culture, security, housing, leisure, etc; extinguishing the Middle Class Classical "; rocking the world of work feeding two classes of workers: contractors and slaves! Outsourcing in Brazil is synonymous with precarious, low-paid, poor conditions and labor relations, lack of legislation (there is only a summary 331 to regulate so extensive category) .The humanity of individuals is brought to the minimum consumption necessary to survival, one return to ape! The household debt is brutal both for food speculation, real estate, such as the overvaluation of goods and fraud in consumption.


"US approves raising the debt ceiling and avoid default." Before the Senate vote, Republican Senator Ted Cruz, considered one of the greatest leaders of the Tea Party (the most conservative wing of his party), he said in his speech in the plenary that the agreement was "terrible" and that northern people -American "has no voice in Washington." If the rise of Obama and lifestyle 1.99 may have confused the intellectual elite for the 11 September 2001 attacks, the sub-prime crisis of 2008 [still diffuse traits in populist speeches, paternalistic and strengthening the state's role] the recent election of the mayor of New York, Democrat Bill de Blasio is clear and evident C uS option in full development! The next act will come with promiscuity, ops, "governance" Democratic-Republican!

"New York, with 8.3 million inhabitants, is mostly Democratic and is home a multi-ethnic population, with 33.3% white, 25.5% black, 28.6% of Hispanics and 12.7% of Asians. (...) proposals is to raise taxes for wealthy New Yorkers to finance a garden-of-childhood to children as young as four years, the construction of 200,000 housing units and the maintenance of community hospitals. (.. .) the de Blasio's critics accuse him of "populism" and have made a "racist" campaign. He is also attacked for its "limited experience in executive positions".


Resultado de imagem para trump presidential slogan
www.google.com.br/images. US presidential elections 2016  fuck, ooops,  Putz!

FINISHING: This text is not work of fiction and any resemblance ... It is no coincidence, believe it or not!



 * Posted: updated text by Marina da Silva

**Read here the article The next four billions by Marina da Silva. In Portuguese.