Postagens populares

Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

CURVELO.MG: Rogai por nós São Geraldo, São Geraldo!

CURVELO: UM CAMINHO DE IPÊS AMARELOS PARA UM SANTO!

www.google.com.br/images "Geraldo Magela era alfaiate e, desde criança, apresentava forte vocação para a santidade São Geraldo nasceu em 6 de abril de 1726, na cidade de Muro, na Província de Basilicata, na Itália, sob o nome de Geraldo Magela, sendo o quinto filho de um casal cujo pai era alfaiate e a mãe dona de casa. Aos cinco anos aparecia sempre em casa com um pão e, ao ser indagado, dizia ser presente de um menino. Sua mãe, curiosa com o fato, certo dia o seguiu e ficou maravilhada ao constatar que a criança brincava com o Menino Jesus que descia do colo da Madona, na Capela de Capotignano."

Marina da Silva

Ipês amarelos fazem parte da paisagem de Curvelo. Nas fazendas de gado leiteiro e/ou corte, nos pequenos sítios de repente o olhar se perde numa árvore coberta de flores amarelas, uma cor forte e vibrante, uma árvore repolhuda: é um ipê!
Foto Marina da Silva. Antiga Basílica, hoje Santuário de São Geraldo Magela.

Quase três décadas atrás era assim conhecido o caminho que levava  e lembrava o santo cultuado na cidade e no Brasil: São Geraldo Magela. Só que aos poucos outra árvore passou a dominar no pedaço: os eucaliptos, que iam crescendo e formando imensas florestas enquanto as siderúrgicas faziam cinza do Cerrado alimentando os fornos com preciosas espécies de várias cidades mineiras, com destaque para Montes Claros! 
Foto Marina da Silva. 

Plantar, uma empresa que se especializou  em siderurgia, eucaliptos, etc usou  e vendeu muito desse carvão do cerrado de muitas cidades mineiras. Hoje é raro ver pelas estradas aquela fila indiana de inúmeros caminhões de carvão, assim como também praticamente desapareceu a figura "caminhoneiro"! 

Foto Marina da Silva. Entrada para São José da Lagoa, distrito de Curvelo.

Imensas florestas homogêneas de eucalipto, geometricamente distribuídas pelas terras de Curvelo, Corinto, Felixlândia e, até nas montanhas de Diamantina o eucalipto vem dobrando a serra do Espinhaço, é rei e tem até estrada real! 
Foto Marina da Silva. Caminho para Diamantina.
Essa tal responsabilidade ambiental dos nossos governantes...


Foto Marina da Silva. Curvelo


MAS voltando aos ipês amarelos: na Oitava de São Geraldo de 2008/09 um celebrante lembrou a população da cidade e aos romeiros da beleza que era vir para Curvelo na época de  Agosto/outubro e ver os ipês amarelos marcando o caminho até o Santuário de São Geraldo e sugeriu que os cidadãos e cidadãs, civis, políticos, empresários recriassem esse caminho de ipês em homenagem ao santo.
Foto Marina da Silva. Curvelo

Recentemente fui a Curvelo para cumprir uns deveres e dei de cara com alguns ipês amarelos pelo caminho. Pequenos, singelos, impondo-se a imensidão das florestas de eucaliptos que por ser mais lucrativo do que vender leite ou carne está mudando a estrutura econômica, a geografia e paisagem de Curvelo.

Foto Marina da Silva. Curvelo

Comecei a contar: 1, 2, 3, 21...40, desci do carro e fotografei alguns, olhei pela janela do carro as duas margens e percebi que tinha mais ipês amarelos na margem esquerda em sentido a Curvelo.
Foto Marina da Silva

 Será o caminho para São Geraldo? Não sei. Apenas olhei, fotografei e exponho aqui, sem muita arte, o retorno dos ipês amarelos a Curvelo!
Agora...se eles irão resistir e virar árvores frondosas, repolhudas e bem amarelinhas contrastando com os eucaliptos só o tempo nos dirá e só São Geraldo Magela para os proteger! Rogo-vos São Geraldo, protegei os ipês amarelos de Curvelo!
Fotos Marina da Silva  12-09-2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário