CURVELO.
Minas Gerais.
Foto Marina da Silva. Vista de Curvelo do alto do Barreiro (nome pelo qual chamava o bairro Santa Rita). Essa estrada estadual liga Curvelo a Felixlândia, cidade vizinha. O céu de Curvelo é apaixonante, límpido, claro e muiiiiiiiiiito azul! É o cúmulo viajar nessas nuvens inventando imagens! As noites de outono e inverno em Curvelo são muito estreladas e de um negrume profundo manchado pelo imenso caminho leitoso da via láctea! Eu tenho várias constelações nesse céu...e quem não tem? Ao fundo no infinito e além...o prédio Pioneiro!
Marina da Silva
População 2010
|
74.219
|
Área da unidade territorial (Km²) *
|
3.298,789
|
Densidade demográfica (hab/Km²)
|
22,50
|
Código do Município
|
312090
|
Gentílico
|
curvelano
|
Foto Marina da Silva. Placa comemorativa do CENTENÁRIO DE CURVELO - 1875-1975. Esse marco fica num lindo canteiro central atrás da Matriz de Santo Antônio, o padroeiro de Curvelo.
População residente - total - grupos de idade -
de 0 a 5 anos de idade 8,0 %
População residente - total - grupos de idade -
de 6 a 14 anos de idade 15,0 %
População residente - total - grupos de idade - de 15 a 24
anos de idade 18,0 %
População residente - total - grupos de idade - de 25 a 39
anos de idade 22,9 %
População residente - total - grupos de idade - de 40 a 59
anos de idade 23,9 %
População residente - total - grupos de idade - de 60 anos de
idade ou mais 12,3 %
População residente - total -
urbana 67.382 pessoas
Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010. Clique aqui para obter as informações do Censo
Demográfico 2010.
Curvelo terra morena, povo operoso, franco e sincero de alma expansiva e muita fé!
Foto Marina da Silva. Mosaico da Semana Santa. via sacra na Vila Operária, mais conhecida como Vila ou bairro Maria Amália.
Foto Marina da Silva. Todos os anos e há muitos anos, moradores do Bairro Maria Amália expressam sua fé, solidariedade, lembranças e amizades refazendo de porta em porta os passos e a Paixão de Jesus! As preces lembram os ausentes, os doentes, os que se juntaram a Deus, os que precisam de oração e um norte na Fé, além de matar a saudades e rever amigos.
Curvelo tem lindas praças e é uma cidade recheada de
muita História!
Foto Marina da Silva. A PRAÇA, assim é conhecida a principal praça da cidade: praça Benedito Valadares. Aprendi no grupo escolar que o leque representa nosso cerrado, o lago e a fonte, nossos rios, cascatas, peixes, o enorme caldeirão de ferro homenageia os tropeiros e o principal prato típico da comida mineira. esse céu põe a gente a pensar e dá vontade de chupar picolé de tamarindo!
“A chamada Inconfidência de Curvelo deu-se na segunda metade
do século XVIII, de 1760 a 1776, no Arraial de Santo Antônio do Corvelo, situado na região centro-norte de
Minas Gerais, em uma época de crise do antigo regime, um dos momentos
fundamentais para a compreensão da própria constituição das Minas Gerais,
centro de poder e interesse da américa Portuguesa. Ao mesmo tempo o lugar de
Curvelo e região, reveste-se de uma importância específica no quadro de construção de um mercado interno através da agricultura e criação de gado, apesar da decadência da mineração."
Fonte: Curvelo um lugar colonial. A inconfidência de Curvelo de 1776. Prof. Geraldo Rodrigues Álvares, o querido professor Geraldinho.
Foto Marina da Silva. Câmara Municipal de Curvelo. Este belo prédio de arquitetura moderna abrigou por muitos anos a AMCZ- Associação Mineira de gado Zebu e a Biblioteca Pública. Antes de abrigar a Câmara Municipal, o prédio era mais conhecido como o PRÉDIO RURAL.
Foto Marina da Silva. Praça da Matriz de Santo Antônio, o padroeiro. Um bom lugar para sentar e prosear um pouquinho, ouvir música, subir no coreto e "bater pernas"!
Foto Marina da Silva. A Praça e ao fundo o prédio Pioneiro que vem passando por reforma da fachada. A praça chora há anos por uma REVITALIZAÇÃO. Aqui aconteciam os namoros, os flertes, o encontro de famílias, as brincadeiras de crianças, o bate papo descontraído de casais e estudantes e o mais importante: a música!
Foto Marina da Silva. Jardim da Prefeitura Municipal.
Foto Marina da Silva. Santuário de São Geraldo Magela. Recentemente revitalizado e iluminado.
Foto Marina da Silva. Jardins da praça do Santuário de São Geraldo, um dos mais belos da cidade!
Foto Marina da Silva. -Praça do Mercado.
"Hoje eu acordei com saudades de você"...CURVELO!