Postagens populares

Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de junho de 2012

CURVELO: terra morena terra querida, a flor do sertão!

CURVELO
Marina da Silva

Terra morena, terra querida, minha Curvelo flor do sertão, esse é um trecho do lindo hino em homenagem a cidade de Curvelo, a terra em que nasci e que amo muiiiiiiiiiiiiito e em nome desse amor e respeito quero deixar registrado nesse blog meu carinho e olhar salpicados de muitas memórias e um pouco de história! 




Matriz de Santo Antônio, padroeiro de Curvelo.

"(...) de fato o início de nossa história que começa de modo oficial desta forma: aproximadamente por volta de 1715, o Pe. Antônio Corvelo de Ávila fixa moradia esse Arraial. Com a força de um potentado, conseguiu dar uma vital importância ao lugarejo, oficializando historicamente sua existência. A 16 de março de 1720, foi instituída a Freguesia de Santo Antônio de Corvelo, por Carta Régia. em 11 de setembro de 1816, o Príncipe Regente Dom João designou Curvelo a condição de Vila. E o Município, foi criado por decreto da Regência Trina, em 13 de outubro de 1831. Pela Lei nº 2.153, Curvelo foi elevado a cidade, em 15 de novembro de 1875." Por Henrique Duarte Gutfraind. Curvelo um lugar colonial. As nossas origens.2009



Essa foto marcada em minha memória de criança como o local da primeira igrejinha de Santo Antônio a beira da estrada fica próxima ao córrego Santo Antônio, atrás do prédio da antiga Telemig. Sempre que ia a Basílica de São Geraldo, atualmente Santuário de São Geraldo, passava por esse caminho e  me apontavam a  igrejinha, hoje inexistente.

13 de junho é o dia do santo padroeiro conhecido por muitos como casamenteiro. Em Curvelo comemora-se com uma trezena, treze dias de louvor a Santo Antônio, culminando com a festa no dia 13 com barraquinhas, comidas típicas, pãozinho de Santo Antônio e bolos com alianças. Diz a lenda que quem achar o anel é casamento na certa!